Currículo

FAVISH

Nascido em Niterói, Favish se formou em artes dramáticas na Casa de Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro (onde mora atualmente), além de ter cursado alguns semestres de Literatura na Universidade Federal Fluminense (UFF). Desde então trabalhou em diversos campos da arte: escrevendo, atuando, dirigindo, produzindo e etc.

Nos últimos anos se dedicou ao evento de arte contemporânea MACLI – Mostra de Arte Contemporânea em Literatura Infantil, idealizado por ele, e a escrever e ilustrar seus livros para crianças e jovens, cujo primeiro foi publicado pela sua editora, a Livre Galeria.
Além disso, segue escrevendo poesia e dá andamento ao projeto de criação de musicais infantis e adultos, em parceria com o compositor e arranjador Rubens Tubenchlak, seu irmão.

Dentre suas inúmeras realizações, destacamos:



2015

- 1ª MACLI – Mostra de Arte Contemporânea em Literatura Infantil. Local: CENTRO CULTURAL SESC QUITANDINHA. Assinou a idealização, direção de produção e co-curadoria da mostra. Data: 24/6 a 31/8/2015.

- Realizou a curadoria e produção da exposição (COR)POS, de Ravi Tubenchlak, na Livre Galeria – março e abril de 2015.

- Realizou a produção da exposição KOSMOGEOMETRISCHE, na Antonio Villamayor, na Livre Galeria – fevereiro e março de 2015.

2014

- Realizou a curadoria e produção da mostra coletiva TRANSMUTAÇÕES TROPICAS 1, na Livre Galeria – setembro e outubro de 2014.

- 1ª MACLI – Mostra de Arte Contemporânea em Literatura Infantil. Local: CENTRO CULTURAL SESC PARATY. Assinou a idealização, direção de produção e co-curadoria da mostra. Data: 31/6 a 29/8/2014.

- 1ª MACLI – Mostra de Arte Contemporânea em Literatura Infantil. Local: CAIXA CULTURAL SÃO PAULO – GALERIA HUMBERTO BETETTO. Assinou a idealização, direção de produção e co-curadoria da mostra. Data: 14/12/13 a 16/2/2014.

2013

- MACLI – MOSTRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA EM LITERATURA INFANTIL. A mostra, idealizada e coproduzida por Favish, foi selecionada para ser apresentada novamente em setembro de 2013, em uma das galerias da CAIXA Cultural de Brasília.

2012

- UM OLHAR SOBRE BISPO DO ROSARIO. Iniciou a pré-produção do livro vencedor do EDITAL PRÓ-ARTES VISUAIS 2012 (da Secretaria Municipal de Cultura), do fotógrafo Walter Firmo.


- MACLI - MOSTRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA EM LITERATURA INFANTIL. Assinou a idealização e a direção de produção da exposição, além de participar da mesma como artista visual, ao lado de artistas nacionais e estrangeiros. Local: Livre Galeria; A mostra foi selecionada para ser apresentada novamente, em setembro de 2013, no espaço cultural da CAIXA, de Brasília.


- 3º lugar no PRÊMIO GANYMEDES JOSÉ, de Literatura Infantil e Juvenil, concedido pela União Brasileira de Escritores – RJ (UBE-RJ), pela publicação do seu livro de estreia A Deusa, o Herói, o Centauro e a Justa Medida.


- 1º lugar no PRÊMIO GLÓRIA PONDÉ, de Literatura Infantil, concedido pela Fundação Biblioteca Nacional, pela publicação do seu livro de estreia A Deusa, o Herói, o Centauro e a Justa Medida.


2011

- A DEUSA, O HERÓI, O CENTAURO E A JUSTA MEDIDA ("CONTAÇÃO DA HISTÓRIA" + PALESTRA-WORKSHOP). Realizou 13 apresentações desse projeto, vencedor da BOLSA FUNARTE CIRCULAÇÃO LITERÁRIA 2010, patrocinado pela FUNARTE e Ministério da Cultura, para mais de 1.000 alunos da rede pública de ensino.


- LIVRE GALERIA. Fundou, junto com sua sócia Flavia Corpas, o espaço, no bairro do Jardim Botânico, RJ, destinado a exposições e publicações de artes visuais e literatura.


- RETRATOS – TODO ARTISTA É UM IMPOSTOR. Produziu exposição do artista visual Lula Wanderley, na Livre Galeria.


2010

- Vencedor da BOLSA FUNARTE DE CIRCULAÇÃO LITERÁRIA, promovida pela FUNARTE e pelo Ministério da Cultura.


2009

- Coordenou o lançamento, a Logística de Comercialização e a Distribuição das 3a e 4a edições da revista Santa Art Magazine, especializada em fotografia e artes plásticas.


- PÓS-PÓS PROJETOS CULTURAIS. Fundou a empresa cultural, junto com a curadora e psicanalista Flavia Corpas.


- ÀS MULHERES: SEUS DESEJOS. Produziu a exposição inserida na V Bienal de Arte e Saúde Mental, em Cuba.


- PRÊMIO OFF FLIP DE LITERATURA. Tirou o 7º lugar, com o poema Bom Comboio, de sua autoria.


2005

- Coordenou a produção de 32 congressos, simpósios e seminários, além da publicação de 15 edições do periódico DOUTRINA, pela empresa de eventos ID-Instituto de Direito.


2001

- CANTOS MALDITOS DE MALDOROR. Além de atuar, adaptou, dirigiu e produziu, de forma independente, a montagem teatral do clássico surrealista Cantos de Maldoror, do Conde de Lautréamont.


1996

- Trabalhou como ator no espetáculo infantil VIRAVEZ, O CORTÊS, da escritora Teresa Frota.

- Trabalhou como ator no espetáculo adulto/jovem PÉRICLES, PRÍNCIPE DE TIRO, de William Shakespeare.


1995

- Trabalhou como ator no espetáculo infantil A RAINHA ALÉRGICA, da escritora Teresa Frota.


1994

- Trabalhou como ator no espetáculo infantil O TOPO DA MONTANHA, de Teresa Frota.


- Trabalhou como ator no espetáculo jovem OS AMANTES DO METRÔ, de Jean Tardieu.


- A CRIADA PATROA, adaptação da ópera bufa de Giovanni Battista Pergolesi e Gennaro Antonio Federico Gennaro Antonio Federico. Dirigiu, produziu, atuou e concebeu o cenário do espetáculo teatral, junto com a Cia. Instável de Humor. A montagem obteve as indicações para os prêmios de Melhor Ator e Melhor Música, no PRÊMIO COCA-COLA DE TEATRO JOVEM.


- Recebeu a indicação para o prêmio de Melhor Ator no PRÊMIO COCA-COLA DE TEATRO JOVEM, por sua atuação no espetáculo A CRIADA PATROA.


1992

- TARTUFO, adaptação da obra de Molière. Dirigiu, produziu, atuou e concebeu o cenário do espetáculo teatral, junto com a Cia Instável de Humor. A montagem ganhou os prêmios de Melhor Cenário e Melhor Figurino, e ainda foi indicada para Melhor Produção, no PRÊMIO COCA-COLA DE TEATRO INFANTIL.


- Junto com a Cia. Instável de Humor, recebeu a indicação para o prêmio de Melhor Produção no PRÊMIO COCA-COLA DE TEATRO INFANTIL, pela montagem do espetáculo TARTUFO.


- Junto com a Cia. Instável de Humor, recebeu o prêmio de Melhor Cenário no PRÊMIO COCA-COLA DE TEATRO INFANTIL, pela montagem do espetáculo TARTUFO.


1990

- Trabalhou como ator no espetáculo adulto BODAS DE SANGUE, de Frederico Garcia Lorca.


1987

- Trabalhou como ator no espetáculo jovem O ATENEU, adaptação do romance de Raul Pompéia.